segunda-feira, junho 18, 2012

Comunicação e a Cultura Popular

Os comentários a seguir são reflexões extraídas do livro A ESPETACULARIZAÇÃO DAS CULTURAS POPULARES OU PRODUTOS FOLKMIDIÁTICOS. (Osvaldo Trigueiro)


1-      Produtos Folkmidáticos e Conceito.

Produtos midiáticos são aqueles advindos a partir da apropriação e incorporação das manifestações culturais populares pela mídia, ou como os atuantes dessas manifestações utilizam as tecnologias novas para repensarem os seus produtos culturais. É como uma flecha de duas pontas, tanto da parte de quem produz como de quem a promove se apropriando da produção. Pode-se dizer que é a reformulação da estrutura midiática para alcançar a camada popular como a reformulação vez ou outra no conteúdo cultural para se adequar à mídia sem deixar de ser popular, nisso se dá uma cumplicidade entre as duas ferramentas de campos diferentes.

Quanto ao conceito, Osvaldo Trigueiro afirma ser recente, ainda em construção, que vem se consolidando como instrumento de observação das estratégias de produção, circulação e consumo de bens culturais folkcomunicacionais.



2-      Relação Culturas Midiáticas e Populares.

Há uma adequação por parte das culturas populares em relação à midiática que resulta em novos produtos de bens culturais de consumo. Atualmente essa mediação entre as duas culturas sofre maior influência da Televisão, que, por exemplo, pega uma estória de algum escritor pouco conhecido globalmente, exceto na sua localidade e vizinhança, onde suas estórias são conhecidas oralmente e adapta toda a criatividade literária daquele autor para o meio televisivo, tornando aquelas estórias não só mais um produto cultural, mas também de consumo. Nessa adaptação feita, agora será vendido também entretenimento, roupa, turismo(conforme o lugar em que se passa a trama), etc. A manifestação que era só de uma cidade pequena e suas vizinhanças, através da interferência, da mediação midiática, deixou de ser dos grupos multimidiáticos, empresas e seus consumidores. Um pulo do social para o econômico.



3-      Mediação Midiática influenciada pela Televisão. Apropriação.

De acordo com o autor, a sociedade humana no mundo globalizado é inserida nos processos midiáticos. Quase todos os acontecimentos da vida cotidiana podem se transformar em espetáculos midiáticos, logo porque segundo o autor, a cultura popular está sempre aberta a setores de produção cultural, a outros significados, a novas práticas sociais, aos novos sistemas de comunicação. Outro posicionamento de Osvaldo é que, “não e nova a estratégia de apropriação das tecnologias de comunicação pelos produtores de cultura popular para recolocar o local no mercado global” e cita o exemplo de Luiz Gonzaga que reinventou a música nordestina para fazer no rádio, cinema e televisão, sendo reconhecido pela intelectualidade brasileira.

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