1-
Produtos
Folkmidáticos e Conceito.
Produtos midiáticos
são aqueles advindos a partir da apropriação e incorporação das manifestações
culturais populares pela mídia, ou como os atuantes dessas manifestações
utilizam as tecnologias novas para repensarem os seus produtos culturais. É
como uma flecha de duas pontas, tanto da parte de quem produz como de quem a
promove se apropriando da produção. Pode-se dizer que é a reformulação da
estrutura midiática para alcançar a camada popular como a reformulação vez ou
outra no conteúdo cultural para se adequar à mídia sem deixar de ser popular,
nisso se dá uma cumplicidade entre as duas ferramentas de campos diferentes.
Quanto ao
conceito, Osvaldo Trigueiro afirma ser recente, ainda em construção, que
vem se consolidando como instrumento de observação das estratégias de produção,
circulação e consumo de bens culturais folkcomunicacionais.
2- Relação Culturas Midiáticas e Populares.
Há uma adequação
por parte das culturas populares em relação à midiática que resulta em novos
produtos de bens culturais de consumo. Atualmente essa mediação entre as duas
culturas sofre maior influência da Televisão, que, por exemplo, pega uma
estória de algum escritor pouco conhecido globalmente, exceto na sua localidade
e vizinhança, onde suas estórias são conhecidas oralmente e adapta toda a
criatividade literária daquele autor para o meio televisivo, tornando aquelas
estórias não só mais um produto cultural, mas também de consumo. Nessa
adaptação feita, agora será vendido também entretenimento, roupa,
turismo(conforme o lugar em que se passa a trama), etc. A manifestação que era
só de uma cidade pequena e suas vizinhanças, através da interferência, da
mediação midiática, deixou de ser dos grupos multimidiáticos, empresas e seus
consumidores. Um pulo do social para o econômico.
3- Mediação Midiática influenciada pela Televisão.
Apropriação.
De acordo com o autor,
a sociedade humana no mundo globalizado é inserida nos processos midiáticos.
Quase todos os acontecimentos da vida cotidiana podem se transformar em
espetáculos midiáticos, logo porque segundo o autor, a cultura popular está
sempre aberta a setores de produção cultural, a outros significados, a novas
práticas sociais, aos novos sistemas de comunicação. Outro posicionamento de
Osvaldo é que, “não e nova a estratégia de apropriação das tecnologias de
comunicação pelos produtores de cultura popular para recolocar o local no
mercado global” e cita o exemplo de Luiz Gonzaga que reinventou a música
nordestina para fazer no rádio, cinema e televisão, sendo reconhecido pela
intelectualidade brasileira.
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